O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, disse nesta segunda-feira que o Pentágono pode detectar "muito rapidamente" a trajetória dos mísseis norte-coreanos caso Pyongyang decida disparar em direção aos Estados Unidos.
– Se dispararem contra os Estados Unidos, podemos muito rapidamente ter uma guerra – afirmou Mattis à imprensa, acrescentando que Washington tentaria abater qualquer objeto ameaçador na trajetória da ilha de Guam.
Leia mais:
Coreia do Norte desenvolveu mísseis com motores da Ucrânia
Coreia do Norte desenvolve programa nuclear 'em ritmo alarmante' (CIA)
Trump e Macron têm conversa telefônica sobre Coreia do Norte
O chefe do Pentágono não quis, entretanto, precisar se destruiria um míssil que somente passasse perto de Guam, sem ameaçar diretamente esta ilha americana situada no Pacífico.
– Vou manter a ambiguidade sobre isso, não posso dizer como reagiríamos em cada caso. Defenderemos nosso país contra qualquer ataque, em qualquer momento, não importa onde – garantiu Mattis.
A Coreia do Norte ameaçou, na semana passada, disparar quatro mísseis em direção a Guam, depois que o presidente Donald Trump declarou que responderá com "fogo e fúria" eventuais ameaças norte-coreanas.