A ex-chanceler da Venezuela Delcy Rodríguez foi eleita, nesta sexta-feira (4), presidente da Assembleia Constituinte. Delcy assumiu a função em meio a um grande repúdio internacional e sob questionamento por suposta fraude.
– Juro, por nossa Constituição mãe, juro defender a pátria de qualquer agressão ou ameaça – afirmou a ex-chanceler, de 48 anos, ao tomar posse com uma bandeira venezuelana e a Carta Magna na mão.
– À comunidade internacional, não se enganem com a Venezuela. A mensagem é clara, bem clara: nós, venezuelanos, resolvemos nosso conflito, nossa crise, sem nenhum tipo de interferência estrangeira, sem nenhum tipo de mandato imperial – assegurou Delcy Rodríguez, repudiando o que chamou de interferência estrangeira e criticando os Estados Unidos.
Leia mais:
Vaticano pede que "se evite ou suspenda" Assembleia Constituinte na Venezuela
Oposição venezuelana fará novo protesto contra Constituinte nesta quinta-feira
Em meio a denúncias de fraude, Maduro adia Constituinte em um dia
O ato de instalação da Assembleia Constituinte do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, teve início nesta sexta, no Salão Elíptico do Parlamento.
– A nós, corresponde instalar a soberana e plenipotenciária Assembleia Nacional Constituinte do rebelde povo venezuelano – afirmou, no início da sessão, o ex-deputado Fernando Soto, diante dos integrantes eleitos e os principais dirigentes do chavismo, sem que, até então, o presidente estivesse presente.