Os moradores de Guam levaram um grande susto na madrugada desta terça-feira (15), depois que duas estações de rádio dispararam acidentalmente alertas de emergência, indicando uma iminente ameaça, ou ataque, à ilha.
Vários ouvintes ligaram preocupados para a Polícia, depois que as estações emitiram o Sistema de Transmissão de Alerta de Emergência, informando um alerta de "perigo civil" à 0h25 (horário local). Mais tarde, confirmou-se que tudo não passou de um erro.
Em meio à escalada verbal com os Estados Unidos, a Coreia do Norte havia declarado que teria prontos, até meados de agosto, seus planos para lançar mísseis sobre Guam.
Hoje, a agência oficial de notícias norte-coreana, a KCNA, informou que o líder Kim Jong-un foi informado do plano, mas sugeriu que retardaria o lançamento dos mísseis.
"Moradores e visitantes devem permanecer calmos", declarou o conselheiro de Segurança Interna, George Charfauros.
"Não há mudança no nível de ameaça. Tudo continua como antes", esclareceu.
Em nota, o órgão de Segurança Interna confirmou que "o teste não autorizado não estava ligado a qualquer emergência, ameaça, ou alerta" e que trabalha com as estações de rádio para "garantir que erros humanos não voltem a acontecer".
* AFP