Duas explosões foram registradas, nesta quinta-feira (31), na fábrica química da empresa Arkema, em Crosby, no Texas. A cidade está inundada após as chuva torrencial provocada pela tempestade Harvey no sul dos Estados Unidos.
"Às 2h locais (4h pelo horário de Brasília) nós fomos notificados pelo centro de operações de emergência do condado de Harris sobre duas explosões e fumaça negra saindo da fábrica da Arkema em Crosby", informou a empresa em um comunicado.
De acordo com o canal de televisão CNN, um deputado foi levado para o hospital depois de ter inalado fumaça. Outras nove pessoas são atendidas por precaução, segundo o xerife do condado de Harris.
A fábrica está inundada por mais de um metro de água e o local segue sem energia elétrica desde o domingo (27). Conforme a NBC, todos os residentes que moram a 2,4 quilômetros da planta foram evacuados na terça-feira (29) e o tráfego aéreo na região foi fechado pela Administração da Aviação Federal.
Leia mais
FOTOS: duas cidades devastadas pelo Harvey
Exército de voluntários vasculham os bairros inundados de Houston
Tempestade deverá causar prejuízo de pelo menos US$ 30 bi
Como precaução, as autoridades já haviam isolado um perímetro de três quilômetros ao redor da unidade, que produz peróxidos orgânicos, um composto para elaborar plásticos e produtos farmacêuticos.
A empresa já havia anunciado que um corte de energia elétrica provocado pela chuva impedia a refrigeração adequada dos peróxidos orgânicos armazenados na unidade e que existia o risco de incêndio e explosão.
"Os peróxidos orgânicos são extremamente inflamáveis e, de acordo com as autoridades, o melhor era deixar que o incêndio se apagasse por si mesmo", explicou a Arkema.
A tempestade Harvey deixou pelo menos 33 mortos desde que tocou a terra no Texas, na sexta-feira (25).