Um adolescente de 16 anos foi preso sob a suspeita de estar relacionado a pelo menos cinco ataques com ácido para praticar assaltos na noite desta quinta-feira (13) em Londres. Conforme a polícia britânica, os ataques estão relacionados e ocorreram entre 22h25min e 23h37min (horário local, 18h25min no horário de Brasília).
O adolescente apreendido é responsável por um dos cinco ataques com ácido e pelo roubo de uma motocicleta. A polícia afirma que ele trabalhou com um homem em mais quatro ataques que ocorreram ontem à noite. O segundo suspeito está foragido.
Leia também:
Ex-presidente do Peru se entrega para cumprir prisão preventiva
Morre Liu Xiaobo, Nobel da Paz que lutava pela democratização da China
Melania Trump visita hospital infantil em Paris
Uma das vítimas declarou ter sofrido ferimentos "que vão mudar sua vida", segundo os jornais britânicos The Guardian e The Independent. A tática é uma nova forma usada por criminosos para roubar as vítimas, em vez de usar facas ou armas, segundo a polícia local.
O primeiro dos ataques, conforme o jornal, foi sofrido por um homem de 32 anos que estava em uma moto na Hackney Road e foi abordado pelos criminosos, também em uma moto. Os suspeitos jogaram ácido no rosto da vítima e roubaram o veículo. Conforme uma testemunha, ele passa bem.
Cerca de 20 minutos mais tarde, por volta das 22h45min, os mesmos dois homens se aproximaram de uma vítima e jogaram ácido nela, na esquina da Upper Street com a Highbury Corner, uma área movimentada da capital inglesa.
A vítima do terceiro ataque foi um homem, também abordado pelos dois suspeitos, que recebeu ácido no rosto na Shoreditch High Street. Ele passa bem, diz a polícia.
O quarto ataque ocorreu pouco antes da meia-noite, quando os criminosos homens jogaram ácido no rosto de outra vítima, na Cazenove Road, causando ferimentos graves.
O quinto e último ataque foi às 23h37min. Um homem dirigindo uma moto na Chatsworth Road recebeu o ácido no rosto, no meio do trânsito, e teve o veículo roubado. Em nota, a polícia britânica diz que está conduzindo investigações.
Os ataques com ácido vem crescendo em Londres nos últimos meses, segundo a chefe da polícia britânica, Cressida Dick.
O The Guardian afirma que o número de ocorrências mais do que dobrou nos últimos três anos.