O Partido Socialista do primeiro-ministro Edi Rama está na frente e muito próximo de um segundo mandato após as eleições legislativas de domingo, de acordo com resultados parciais oficiais.
Após a apuração de um terço das urnas, o Partido Socialista (PS) aparece com 50% dos votos, contra 28% do Partido Democrático.
O Movimento Socialista de Integração (LSI), partido do presidente eleito Ilir Meta, tem 15% dos votos.
Com os resultados, ainda não é possível afirmar se o PS conquistará a maioria absoluta na Câmara, ou seja, 71 deputados de um total de 140, o que permitiria governar sem alianças com a direita.
De qualquer maneira, o primeiro-ministro Edi Rama, 52 anos, está muito próximo de um segundo mandato à frente do governo, com a expectativa de iniciar as negociações de adesão à União Europeia (UE).
Da sede de sua campanha em Tirana, Edi Rama, no poder desde 2013, demonstrava prudência, à espera dos resultados definitivos.
Mas a imprensa já anuncia a "vitória dos socialistas" ou anunciam um "segundo mandato para Rama com uma grande maioria".
Também de acordo com a imprensa local, o primeiro-ministro enviou mensagens aos deputados de seu partido para informar que o PS permanecerá à frente do país.
bme/ng/plh/pc/ra/gm/mb/jvb.zm/fp
* AFP