O presidente norte-americano Donald Trump conversará por telefone, nesta terça-feira, com o mandatário russo Vladimir Putin. O diálogo foi confirmado pelos porta-vozes da Casa Branca e do Kremlin.
– Confirmamos que a conversa acontecerá esta terça-feira à tarde, horário de Washington – afirmou o porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov.
Esta será a terceira conversa por telefone entre os dois presidentes desde que o republicano chegou à Casa Branca. Em 28 de janeiro, Trump e Putin conversaram sobre como derrotar o grupo extremista Estado Islâmico (EI). No dia 3 de abril, Trump ligou para Putin com o objetivo de expressar solidariedade após o atentado no metrô de São Petersburgo que deixou 15 mortos.
Leia mais
Congresso dos EUA consegue acordo sobre orçamento, mas ignora muro
Relembre os primeiros meses do governo Trump em 10 tuítes
Luiz Antônio Araujo: Cem dias de fiasco na Casa Branca
Os temas que os dois devem abordar durante a conversa desta terça-feira não foram divulgados, mas a ligação acontecerá depois dos bombardeios dos Estados Unidos, em abril, contra uma base aérea do regime sírio, que tem a Rússia como principal aliado.
Putin e Trump ainda não se encontraram pessoalmente, apesar das promessas eleitorais do candidato republicado de normalizar as relações entre Rússia e Estados Unidos. O primeiro encontro entre os dois está previsto para a reunião de cúpula do G20, nos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo, Alemanha.
Durante a campanha eleitoral e nos primeiros dias como presidente, Donald Trump defendeu uma aproximação com a Rússia, que demora a ser traduzida em gestos concretos após 100 dias no poder. As divergências entre os dois países são grande sobre a Síria, Ucrânia, Coreia do Norte e Afeganistão.
*AFP