Além de causar milhares de cancelamentos de voos, a tempestade de neve que atinge a costa leste dos Estados Unidos motivou o adiamento da reunião que ocorreria nesta terça-feira entre o presidente Donald Trump e a chanceler alemã Angela Merkel, em Washington. De acordo com a Casa Branca, o encontro foi transferido para a próxima sexta-feira.
Conforme o USA Today, os dois líderes discutiram a nova data para a reunião durante a segunda-feira, por telefone. O encontro entre os mandatários será o primeiro cara a cara após a posse de Trump, em janeiro. Durante a campanha eleitoral, o republicano criticou Angela Merkel pela política migratória adotada pela Alemanha.
Leia mais
Alerta de nevasca causa cancelamento de milhares de voos nos Estados Unidos
Candidato da direita na França recebeu parte dos salários dos filhos, diz jornal
Parlamento britânico aprova lei do Brexit
De outro lado, no final de janeiro, a premiê alemã criticou as restrições impostas a migrantes de sete países e refugiados decretório anti-migratório de Trump. Na época, por meio do porta-voz, Angela Merkel afirmou que "a necessária batalha contra o terrorismo não se justifica colocar pessoas de certa origem ou crença sob suspeita geral".
Antes da reunião bilateral, no entanto, a chanceler expressou otimismo.
– Estou profundamente convencida de que a parceria transatlântica baseada em valores comuns está em todos os nossos interesses, não só para nós, europeus – disse Merkel ao prever a reunião na Casa Branca.
No fim de janeiro, Trump e Merkel conversaram por telefone. Os líderes falaram sobre o futuro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), do Oriente Médio das relações com a Rússia.
O presidente e a chanceler já estiveram juntos um uma conferência de segurança em Munique, no mês passado. Na ocasião, Trump e o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, defenderam a manutenção da Otan, mas afirmaram que os países europeus devem aumentar a participação nos custos da aliança militar.
Alerta de nevasca
Uma tempestade de neve provocou o cancelamento de milhares de voos nos Estados Unidos, desde o domingo. Cerca de oito mil voos já foram cancelados. Antes da meia-noite de segunda-feira, as companhias aéreas norte-americanas suspenderam 5,3 mil viagens previstas para esta terça.
A tempestade afeta principalmente a costa leste do país. De acordo com a publicação, quase todas as viagens aéreas programadas para os três aeroportos de Nova York foram canceladas – apenas alguns voos seguem previstos no John F. Kennedy, LaGuardia e Newark Liberty. Problemas também são enfrentados em aeroportos menores no interior dos Estados de Nova York e New England, além de transtornos em Boston (Massachusetts) e Baltimore (Maryland).