Julian Assange, o fundador do site WikiLeaks, atribuiu à "incompetência devastadora" da CIA a publicação, por sua plataforma, de milhares de documentos secretos da agência de inteligência americana.
– É um fato histórico de incompetência devastadora ter criado tal arsenal (de material secreto) e tê-lo armazenado todo em um único lugar – criticou Assange durante uma coletiva de imprensa em seu abrigo na embaixada equatoriana em Londres.
Leia mais
CIA afirma que revelações do WikiLeaks colocam funcionários americanos em risco
Fundador do WikiLeaks pede liberdade a Londres e Estocolmo
Assange se entregará aos EUA se tiver direitos garantidos
O WikiLeaks publicou na quarta-feira 9 mil documentos da CIA que revelavam sua capacidade de se apoderar do controle de smart tvs Samsung ou celulares iPhone, entre outros dispositivos, para espionar seus usuários.
A CIA respondeu acusando o WikiLeaks de ajudar os inimigos dos Estados Unidos e, segundo o Washington Post, lançando uma grande operação para identificar quem realizou os vazamentos.
Assange disse que o WikiLeaks trabalhará com os fabricantes de dispositivos eletrônicos para melhorar sua segurança.
– Decidimos trabalhar com eles para dar a eles acesso exclusivos a detalhes técnicos suplementares que possuímos para que possam fazer as correções – declarou Assange.
*AFP