As forças armadas iraquianas chegaram nesta segunda-feira a uma ponte sobre o rio Tigre em Mossul, nono dia da ofensiva para recuperar a zona oeste da segunda maior cidade do grupo Estado Islâmico (EI). A informação foi dada pelo exército do Iraque.
– As tropas controlam o acesso ao oeste da ponte – situada no sul de Mossul e que foi parcialmente destruído por bombardeios, afirmou o general Yahya Rasool, porta-voz do comando militar.
– Isso significa que a ponte está sob nosso controle dos dois lados – completou.
Leia mais
Forças iraquianas entram pela 1ª vez na zona oeste de Mossul
Exército iraquiano retoma controle da parte leste de Mossul
Atentados suicidas contra mercados em Bagdá fazem ao menos 18 mortos
As forças iraquianas conquistaram no fim de janeiro a parte leste de Mossul, três meses depois do início de uma ampla ofensiva para reconquistar o último reduto do EI no Iraque. Essa "quarta ponte", como é chamada, é a mais meridional das cinco que atravessam o rio Tigre em sua passagem pela cidade. As pontes foram todas atingidas por ataques e estão praticamente inutilizáveis.
– As unidades de engenharia poderão habilitar uma ponte para que possamos atravessar com material e munições – afirmou no domingo o coronel Falah al-Wabdan, das Forças de Intervenção Rápida do ministério do Interior iraquiano.