O gigantesco incêndio que atingiu os morros da cidade portuária de Valparaíso, no Chile, foi "praticamente controlado" nesta terça-feira, enquanto a presidente Michelle Bachelet visitava a zona para avaliar os danos.
O fogo, que voltou a atingir o porto turístico da costa central chilena, começou na tarde de segunda-feira, na localidade de Laguna Verde e se alastrou para a zona de Playa Ancha.
Leia mais
Obama avalia novas transferências de presos de Guantánamo
Combates contra Al Qaeda e rebeldes matam 16 soldados no Iêmen
Apesar de protestos, McDonald's abre restaurante perto do Vaticano
Nesta terça-feira, as chamas estavam quase controladas, "faltando apenas arrematar" alguns focos.
– Assim que isto for concluído, vamos iniciar a remoção dos escombros e iniciar os trabalhos de reconstrução – disse o intendente de Valparaíso, Gabriel Aldoney.
A presidente Michelle Bachelet visita a região para avaliar os danos e encarar os trabalhos de reconstrução do terceiro incêndio que atinge Valparaíso nos últimos quatro anos.
– Primeiro, é preciso responder à emergência, segundo terminar com o incêndio e evitar que se propague – disse Bachelet à imprensa após visitar um albergue com famílias afetadas. – As pessoas vão contar com o apoio que como Estado podemos dar – prometeu a presidente, que atualizou o número de residências afetadas para 220.
Segundo as autoridades, 143 pessoas permanecem em albergues em Valparaíso. Os hospitais atenderam 19 pessoas com problemas respiratórios, mas o incêndio não deixou vítimas fatais.