Com quase 100% das urnas apuradas nos Estados Unidos, Hillary Clinton segue na frente de Donald Trump, eleito 45º presidente dos Estados Unidos, em relação à contagem do total de votos válidos em todo o território americano. Até às 4h30min desta quinta-feira, a democrata possuía 59.926,386 votos contra 59.698,506 do republicano – uma diferença de 227.880 eleitores comuns.
Leia mais:
Quem são os eleitores responsáveis pela vitória de Donald Trump
As declarações polêmicas do presidente eleito dos EUA
Quem ganha e quem perde com a vitória de Trump
Diferentemente do sistema eleitoral brasileiro, nos Estados Unidos a votação ocorre de maneira indireta. Os votos dos eleitores individuais não são computados diretamente para o candidato escolhido, mas servem para indicar aos delegados do Estado como devem votar no colégio eleitoral. Esse órgão, formado por 538 delegados distribuídos conforme a população dos 50 Estados e da capital federal, Washington, D.C., é o responsável por eleger o presidente.
Cada Estado possui um número especifico de delegados. A vontade da maioria dos moradores em relação aos concorrentes é o que aponta e valida o direcionamento dos delegados daquela unidade federativa para determinado candidato. Estados com maior densidade populacional consequentemente têm maior número de delegados. Por isso, os candidatos depositam todos os seus esforços nos chamados Estados-chave ou swing states, unidades com grande número de delegados e que historicamente não possuem afeição por um partido específico.
Apenas em dois Estados o candidato mais votado não fica com a totalidade (100%) dos delegados. Maine e Nebraska adotam uma regra distinta: em cada um deles, dois delegados ficam com o candidato mais votado e um com o mais votado em cada um dos distritos congressionais (dois no Maine, três em Nebraska).
Para ser eleito presidente nos Estados Unidos, o postulante ao cargo precisa atingir o “número mágico” de 270 delegados – metade mais um. Até o momento, Trump tem 279 delegados contra 228 de Hillary.
Números e informações da eleição nos EUA
Número de unidades federativas: 50 mais Washington D.C
Número de delegados eleitorais nos EUA: 538
Delegados necessários para se eleger presidente: 270 (metade mais um)
Estados com maior número de delegados: Califórnia (55), Texas (38), Florida (29), Nova York (29), Illinois (20), Pensilvânia (20) e Ohio (18)
Como é definido o número de delegados: O número de delegados de cada unidade territorial corresponde à soma do número de assentos do estado na Câmara dos Deputados (Casa dos Representantes) e no Senado, mais três delegados da capital, Washington – que não tem senadores nem deputados. Os próprios partidos definem quem serão os delegados nas unidades federativas.
Quem pode votar: Segundo o Departamento de Estado dos EUA, têm direito a voto, “cidadãos americanos a partir de 18 anos podem se registrar para votar. Para alistar-se, os eleitores precisam atender às exigências de residência de seus estados, que variam, e cumprir os prazos para registro de eleitores”. Segundo o Escritório do Censo indicam que o número de aptos a se registrar como eleitores é de 227 milhões numa população total de 318,9 milhões.
Confira como está a apuração dos votos nos Estados Unidos:
*Zero Hora com informações da Agência Brasil