Angela Merkel anunciou a seu partido, neste domingo, que será candidata a um quarto mandato de chanceler durante as eleições legislativas de 2017, indicaram fontes da União Democrata Cristã (CDU). O jornal alemão Bild e a agência DPA também informaram sobre o anúncio da chanceler.
Angela, de 62 anos, informou aos dirigentes do partido reunidos em Berlim a intenção de ser reeleita como presidente da CDU no congresso de dezembro, além de apresentar uma nova candidatura para a chancelaria durante as legislativas, de acordo com as fontes.
Leia mais
Merkel diz que não haverá acordo de livre-comércio entre UE e EUA
Justiça alemã abre investigação contra o Facebook por incitação ao ódio
"Brasil é um parceiro estratégico", diz embaixador da Alemanha no Brasil
Merkel governa a Alemanha desde 2005. Sua decisão de receber um milhão de refugiados provocou sua queda nas pesquisas de popularidade e várias derrotas eleitorais de seu partido este ano. Nas últimas semanas, no entanto, seu índice de popularidade melhorou nas pesquisas.
A interrupção do fluxo de entrada de refugiados no país e, sobretudo, os temores provocados na Alemanha e em todo o mundo pela vitória de Donald Trump nas eleições americanas permitiram sua recuperação.
Os defensores de Merkel a consideram uma garantia de estabilidade e o último baluarte dos valores democráticos do Ocidente, ante o avanço do populismo.
*AFP