O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, será recebido em Londres, nesta terça-feira, com todas as honras pela rainha Elizabeth II da Inglaterra, no início de uma visita de Estado em que o processo de paz também será protagonista.
– É uma grande honra para a Colômbia. Nunca um presidente da Colômbia foi convidado a uma visita de Estado ao Reino Unido – disse o presidente pouco antes de pousar em Londres.
Enquanto, na Colômbia, Santos trava uma batalha para levar adiante seu plano de reconciliação com as Farc, na Europa, o presidente colombiano desfrutará de uma trégua e de boas-vindas calorosas, primeiro em Londres e depois em Oslo, em 10 de dezembro, onde receberá o prêmio Nobel da Paz.
Leia mais
Guerrilha ELN afirma que cumpre acordo com o governo da Colômbia
Colômbia mira agora a paz em um acordo mais amplo que o anterior
Uribe fala em "acordo nacional" para que se estabeleça paz na Colômbia
A etapa mais politicamente chamativa de sua visita britânica – de 1 a 3 de novembro – acontecerá na quinta-feira, quando Santos viajará a Belfast, a capital da província britânica da Irlanda do Norte, cenário de três décadas de conflito sangrento entre católicos e protestantes que terminaram com os acordos de paz de 1998.
Ao longo de sua visita, entre outras coisas, Santos pronunciará um discurso no Parlamento, dará uma conferência na London School of Economics, se reunirá com a primeira-ministra Theresa May e percorrerá as dependências subterrâneas de Londres de onde o então primeiro-ministro Winston Churchill dirigiu o país durante a Segunda Guerra Mundial, sob os bombardeios alemães.