Após formar-se no Oceano Pacífico durante o domingo, a tempestade tropical Newton ganhou força e segue se aproximando da península mexicana da Baixa Califórnia. Às 9h do horário local (6h no horário de Brasília), o fenômeno tinha ventos de 75 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) americano.
– É esperado um fortalecimento nas próximas 36 horas. O Newton pode alcançar uma intensidade próxima a furacão quando se aproximar da península da Baixa Califórnia na manhã de terça-feira – indicou o NHC, acrescentando que a tempestade se deslocava em rumo norte-noroeste a 17 km/h.
São esperadas chuvas de 25 cm nas áreas costeiras, que podem representar "uma ameaça à vida com inundações súbitas e deslizamentos, especialmente em áreas montanhosas", advertiu o NHC. O Centro orientou a população a se preparar rapidamente para "proteger a vida e a propriedade".
Leia mais
Hermine atinge a Geórgia após deixar um morto na Flórida
Atentados deixam 43 mortos na Síria
Alerta
Foram emitidos alertas de furacão para a região nas imediações do balneário de Cabo San Lucas. O México lançou uma advertência de tempestade tropical no estado de Baixa Califórnia Sul, do norte de La Paz até San Evaristo.
Inundações e deslizamentos provocados por uma depressão tropical afetaram no domingo ao menos 70 casas e escolas e 200 pessoas ficaram presas no porto mexicano de Acapulco.
As chuvas torrenciais provocaram 33 desabamentos e deslizamentos em diferentes trechos de estradas interestatais e na rota federal Ayutla-Cruz Grande, uma das mais atingidas.