A tempestade tropical Hermine virou furacão de categoria 1 – a menor da escala de furacões – e deverá atingir o estado americano da Flórida entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira, com fortes ventos e inundações que apresentarão risco de vida para a população.
– Teremos fortes ventos, os cabos elétricos cairão e haverá muitas árvores derrubadas – disse o governador da Flórida, Rick Scott. – Haverá vento, chuva e inundações, e tudo isso comporta riscos de vida.
Leia mais
Terremoto de magnitude 7.1 atinge a Nova Zelândia
Alerta de furacão é emitido na Flórida, no sul dos Estados Unidos
Furacão Madeline avança com ventos fortes em direção ao Havaí
Hermine será o primeiro furacão a atingir a Flórida em mais de uma década, desde a calamidade causada pelo Wilma em 2005. Na ocasião, o furacão passou da categoria 2 para a 5 em questão de horas, e deixou dezenas de mortos e bilhões de dólares em danos materiais.
Em uma coletiva de imprensa, Scott recomendou à população evacuar as zonas de perigo, não conduzir seus veículos durante o fenômeno, carregar seus celulares, se dirigir aos abrigos e preparar kits de emergência, com rádio a pilhas, água e comida.
– Podemos ficar sem eletricidade por dias ou até semanas em alguns lugares – acrescentou.
O governador também emitiu ordens de evacuação obrigatória em cinco condados do noroeste (Franklin, Wakulla, Taylor, Dixie e Levy), e de evacuação voluntária em outros três.
O Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, calculou um aumento no nível da água entre 0,3 e 2,4 metros se a agitação ocorrer no momento da maré alta. As chuvas poderiam chegar até os 25 cm nas zonas do noroeste da Flórida e no sul da Geórgia até sexta-feira.
Imagens de televisão mostraram fortes ondas nas praias e algumas ruas do noroeste onde a água já chegava à altura dos joelhos.
Cerca de 6 mil membros da Guarda Nacional estão prontos para se mobilizarem, afirmou o governador.
Hermine está atualmente 135 quilômetros ao sul de Apalachicola, no norte da Flórida, e avança em direção ao nordeste a 22 km/h.
"Espera-se um pouco de fortalecimento adicional quando tocar terra. O enfraquecimento começará depois de que Hermine cruze a costa", afirmou o NHC.
O centro estendeu o alerta de tempestade tropical até a área central do estado, incluindo as cidades turísticas de Tampa, na costa oeste, e Daytona, no litoral oriental. Também ampliou os alertas e advertências de tempestade tropical em direção ao norte do país, ao longo da costa atlântica até partes da Carolina do Norte, Delaware e Nova Jersey.
Rick Scott declarou, na quarta-feira, estado de emergência em 51 condados do estado para liberar recursos para eventuais danos provocados pela tempestade. Nesta quinta, Scott ordenou também o fechamento dos escritórios estatais no norte e centro da Flórida a partir de meio-dia.
A Guarda Costeira alertou os navegantes para se prepararem para a tempestade, abandonar o mar e colocar suas embarcações a salvo.
Hermine é o quarto furacão da temporada de tempestades no Atlântico – que vai de 1 de junho a 30 de novembro –, depois de Alex, Earl e Gaston.
*AFP