Autoridades americanas prenderam na noite de sábado o suspeito de matar cinco pessoas em um shopping no estado de Washington, Estados Unidos, na sexta-feira. O porta-voz da polícia estadual, sargento Mark Francis, disse que o suspeito foi identificado como Arcan Cetin, um jovem de 20 anos de idade, morador da cidade de Oak Harbor. Francis afirmou que o possível atirador foi preso cerca de 24 horas após os assassinatos.
Leia mais:
Tiroteio em shopping deixa cinco mortos nos EUA
Mesmo com toque de recolher, Charlotte tem mais uma noite de protestos
FBI examina possibilidade de abrir investigação sobre Brad Pitt
Um perfil no Facebook, que parecia pertencer a Cetin, diz que ele nasceu em Adana, na Turquia, foi para Oak Harbor High School e tinha trabalhado em um supermercado na ilha de Whidbey.
O motivo do atentado segue desconhecido. O FBI disse que "não existem evidências de terrorismo no ataque".
O ataque
Na última sexta-feira, dia 23, a polícia recebeu um alerta por volta das 19h (22h pelo horário de Brasília), informou o agente Rick Johnson à rede de televisão CNN. O shopping Cascade Mall foi evacuado e os serviços de emergência chegaram ao local para socorrer os feridos "sob escolta", após a polícia se certificar de que não havia mais risco.
Após o ataque, o suspeito foi visto caminhando em direção à estrada interestadual, pouco antes da chegada da polícia, declarou o sargento Mark Francis, acrescentando que está sendo "procurado ativamente" em uma vasta operação de captura. Segundo a TV local, as lojas próximas ao shopping foram evacuadas.
"Testemunhas estão sendo interrogadas e logo decidiremos os passos a seguir", disse o policial Johnson, que pediu à população que "permaneça em casa e informe qualquer coisa que pareça suspeita".
Burlington é uma cidade situada 110 km ao norte de Seattle, próxima à fronteira com o Canadá.
*AFP