A bomba que explodiu em Nova York ferindo 29 pessoas foi um ato de terrorismo que aparentemente não tem conexões internacionais, informou o governador do Estado, Andrew Cuomo, neste domingo. Uma segunda bomba que não foi detonada foi encontrada nas proximidades, segundo a polícia.
– Vamos descobrir quem colocou estas bombas e eles serão levados à justiça – declarou o governador de Nova York depois de se dirigir ao local da explosão que, segundo ele, provocou danos significativos.
Leia mais
Ataque com faca deixa oito feridos em Minnesota, nos EUA
Trump volta a acusar Hillary de ser muito flexível com imigrantes
Ataque a policial deixa dois mortos nos EUA, incluindo o agressor
A explosão foi registrada em uma rua de Chelsea, um dos bairros mais elegantes de Manhattan, por volta das 20h30min de sábado.
– Uma bomba explodindo em Nova York é, obviamente, um ato de terrorismo, mas não está ligado ao terrorismo internacional. Em outras palavras, não encontramos nenhuma conexão com ISIS, etc – disse Cuomo em referência ao grupo extremista Estado Islâmico. – Mas a explosão de uma bomba é genericamente uma atividade terrorista. É assim que vamos considerá-la – acrescentou.
O governador salientou que, embora não exista nenhuma evidência de conexão com terrorismo internacional neste momento, a investigação ainda está no início.
Mil policiais estaduais e integrantes da Guarda Nacional adicionais serão mobilizados em aeroportos, terminais de ônibus e estações de metrô para garantir aos nova-iorquinos que voltarem ao trabalho na segunda-feira que a cidade está segura e ativa, disse.
– Não temos nenhuma razão para acreditar neste momento que haja qualquer outra ameaça imediata – afirmou Cuomo.
A explosão na rua 23, entre a sexta e a sétima avenidas, causou danos significativos às propriedades, com vidro e estilhaços por toda parte, disse o governador.
Enquanto os dois dispositivos colocados em Manhattan parecem ser similares, eles não guardam semelhanças com uma bomba que explodiu no estado vizinho de Nova Jersey no sábado, afirmou.
A explosão de Nova Jersey foi registrada no Parque Seaside durante uma corrida do Corpo de Fuzileiros Navais e não deixou feridos.
*AFP