Uma nuvem de fumaça cobriu Singapura nesta sexta-feira devido aos incêndios nas florestas da Indonésia. O fenômeno é recorrente neste país que costuma provocar tensões entre seus vizinhos do sudeste asiático, que sofrem as consequências.
O índice da qualidade do ar em Singapura alcançou níveis pouco saudáveis e os habitantes do país acordaram sob uma nuvem de fumaça na atmosfera. As condições pioravam conforme o dia avançava, aumentando os temores de um retorno da forte poluição que invadiu o céu da região no ano passado, provocando milhares de infecções respiratórias, o cancelamento de voos e o fechamento de escolas.
Leia mais
França aguarda com expectativa decisão da Justiça sobre burkini
Vice-ministro boliviano sequestrado por mineiros é assassinado
ONU pede investigação sobre violações dos direitos humanos no Iêmen
Segundo a Agência de Meio Ambiente de Singapura, o índice de poluição era de 165 à 1h (pelo horário de Brasília), muito acima do nível 100, quando o ar já era considerado nocivo. A instituição convocou a população a reduzir suas atividades físicas intensas ao ar livre.
Os incêndios nas florestas da ilha de Sumatra, na Indonésia – do outro lado do estreito de Malaca, diante de Singapura – aumentaram nos dois últimos anos, disse a Agência indonésia de Meteorologia, Climatologia e Geofísica (BMKG), assim como em Kalimantan, a parte indonésia da ilha de Bornéu.