O Irã pediu ao governo da Turquia, que realiza uma ofensiva na região norte da Síria, o fim rápido das operações militares no país para evitar que a situação se complique ainda mais na região. A informação foi divulgada pela imprensa iraniana.
– A presença militar da Turquia na Síria complica ainda mais a situação – afirmou o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Bahman Ghassemi, citado pelo site da televisão estatal.
Leia mais
Turquia vai atacar combatentes curdos até que recuem ao leste do Eufrates
Atentado suicida atribuído aos curdos mata 11 policiais na Turquia
Kerry quer maior cooperação entre Estados Unidos e Índia
Os confrontos no norte da Síria "provocam a morte de inocentes e é necessário que o exército turco termine rapidamente com suas ações militares".
– Todos os países têm que respeitar a soberania e a integridade territorial da Síria – completou o porta-voz iraniano, antes de insistir que a "luta contra o terrorismo não deve debilitar o governo legítimo" sírio.
O Irã é o principal aliado regional do presidente sírio Bashar al-Assad. Teerã apoia politicamente e com financiamento e respaldo militar o regime sírio.
O exército turco iniciou na semana passada uma intensa operação na região norte da Síria para eliminar da fronteira o grupo extremista Estado Islâmico (EI) e as YPG (Unidades de Proteção do Povo Curdo), consideradas por Ancara uma organização "terrorista".