O presidente americano, Barack Obama, condenou nesta sexta-feira o ataque "calculado e desprezível" em Dallas, no Texas, onde um único franco-atirador matou na quinta-feira à noite cinco policiais e feriu ao menos outros sete durante uma manifestação contra o racismo.
De início, a suspeita era de que vários suspeitos participaram do ataque, mas na tarde desta sexta-feira, a polícia divulgou que acredita que apenas Micah Xavier Johnson, 25 anos, tenha atirado.
– Ainda não conhecemos todos os fatos. O que sabemos é que aconteceu um ataque perverso, calculado e desprezível contra as forças de segurança – disse Obama em Varsóvia, ao lado dos presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, Donald Tusk e Jean-Claude Juncker, antes de uma reunião de cúpula da Otan.
Leia mais:
Policiais são mortos em manifestação contra morte de negros em Dallas
Mulher filma namorado negro sendo morto pela polícia nos EUA
Luiz Antônio Araujo: negros correm 3,5 vezes mais risco de morrer nas mãos de agentes da lei nos EUA
– A polícia em Dallas estava fazendo seu trabalho, que é zelar pela segurança de manifestantes pacíficos. Há múltiplos suspeitos. Ainda saberemos mais sobre suas perversas motivações. Não há uma justificativa possível para este tipo de ataque ou para qualquer tipo de violência contra as forças de segurança – completou Obama.
O protesto de Dallas era uma das manifestações em várias cidades dos Estados Unidos após a morte de dois negros em ações policiais na Louisiana e Minnesota durante a semana.
Johnson, que estava entrincheirado na garagem de um edifício, morreu após um cerco policial marcado por horas de tensão. Outras três pessoas suspeitas foram presas.
Obama afirmou ainda que o tiroteio foi planejado e que todos os envolvidos serão punidos.
– Todos envolvidos nesses ataques insensatos serão plenamente responsabilizados, a justiça será feita – declarou o presidente norte-americano.
A polícia de Dallas promove uma extensa operação no centro da cidade, após um suspeito do tiroteio, no início do dia, ter dito que havia bombas plantadas na área.