Com um número estimado de mortos que pode chegar a 10 mil pessoas, a passagem do supertufão Haiyan pelas Filipinas causou comoção nas redes sociais. Os prejuízos provocados pelos ondas gigantes e pelos ventos que atingiram 315 km/h geraram movimentos com mensagens de apoio e mobilizações para auxiliar as vítimas do fenômeno, que no país está sendo chamado de tufão Yolanda.
Durante a tempestade na Ásia, uma imagem foi compartilhada no Twitter com a hashtag #StrongerPH. A figura vinha acompanhada do texto "O espírito filipino é mais forte do que qualquer tufão". Os usuários também usavam a hashtag para repassar informações sobre a tempestada, que é esperada para a manhã desta segunda-feira no Vietnã. No país, mais de 600 mil pessoas foram evacuadas, embora o Haiyan tenha perdido força em sua passagem pelo mar da China Meridional.
Auxílio
Já o Google lançou o serviço Person Finder específico para buscas de desaparecidos em função do tufão. No serviço, criado em 2010 por conta do terremoto no Haiti, é possível publicar e buscar informações de desaparecidos na tragédia.
Na pesquisa, basta digitar o nome da pessoa e todas as informações recolhidas são disponibilizadas. Agências de notícias e ONGs também podem colaborar e acrescentar informações no banco de dados.
Confira gravações amadoras do tufão:
Imagens: YouTube