Com a experiência de uma equipe que já gravou os prejuízos causados por 35 tufões em todo o mundo, o "Caçador de tempestades" James Reynolds classificou o tufão Haiyan, que atingiu as Filipinas nos últimos dias, como "o evento mais catastrófico que testemunhei". À frente da Earth Uncut Productions, produtora que desde 2005 registra os fenômenos, o inglês de 30 anos registrou os prejuízos em Tacloban, considerada a cidade mais afetada do país asiático.
Reynolds e sua equipe filmaram a inundação provocada pelo Haiyan em um hotel da cidade, onde pessoas tiveram que ser transportadas em colchões, flutuando sobre a água.
- Foi, sem dúvida, o evento mais catastrófico que eu testemunhei diante dos meus olhos - afirmou em entrevista à CNN.
Além dos 35 tufões, a equipe de Reynolds registrou também a erupção vulcânica do Monte Merapi, na Indonésia, em 2010, e o rescaldo do tsunami que afetou a costa nordeste do Japão em 2011.
O inglês, acompanhado dos colegas Mark Thomas e Josh Morgerman, conseguiu deixar Tacloban ainda no sábado, com destino à cidade de Cebu. A viagem ocorreu após um dos membros da equipe sofrer ferimentos. No novo local, com acesso à internet, Reynolds compartilhou as imagens na rede.
Como a tempestade destruiu parte dos equipamentos, a equipe usou uma câmera de segurança pequena e um iPhone para gravar a inundação. Instalados no mesmo hotel das gravações, a equipe pôde observar a passagem do tufão.
- No auge da tempestade o barulho do vento era ensurdecedor. Podíamos ouvir o barulho do impacto dos objetos - disse.
O perigo vivido por Reynolds e equipe nas Filipinas não deve descartar novas viagens a lugares afetados por fenômenos naturais.
- Sim, mas não por enquanto - finaliza.
Confira gravações amadoras do tufão:
Imagens: YouTube