O astronauta canadense Chris Hadfield anunciou sua aposentadoria esta segunda-feira, depois de retornar de uma missão de cinco meses no espaço, no qual comoveu o mundo com seus relatos no microblog Twitter e de um vídeo clipe no qual apareceu interpretando um clássico de David Bowie.
- Foi uma aventura incrível - afirmou Hadfield, de 53 anos, ao comentar seus 35 anos de serviço como piloto de combate durante a Guerra Fria e astronauta da Agência Espacial Canadense.
>>> RELEMBRE: Hadfield fotografou Porto Alegre do espaço
>>> GALERIA: conheça o astronauta Chris Hadfield
A última missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi "uma espécie de ápice de toda a minha carreira desde que era um menininho sonhador de nove anos que pensava em voar ao espaço", disse, acrescentando: "Para mim é hora de fazer outra coisa".
- Em um mês me aposentarei da Agência Espacial Canadense e só me dedicarei a assuntos privados - disse Hadfield em entrevista coletiva. Sua aposentadoria está prevista para 3 de julho.
Hadfield retornou à Terra no mês passado, juntamente com o astronauta americano Tom Marshburn e o cosmonauta russo Roman Romanenko.
Do espaço, Hadfield cativou a imaginação do público com atualizações no Twitter que davam uma visão sem precedentes do cotidiano no espaço e permitiram que seus seguidores vissem imagens espetaculares tiradas da ISS.
Com tweets enviados de um perfil com reminiscências da série Jornada nas Estrelas, @Cmdr_Hadfield, o astronauta publicou fotos incríveis da Terra vista do céu e também comentários interessantes sobre aspectos mundanos como a comida e o banho no espaço.
Hadfield e sua equipe fizeram a primeira coletiva ao vivo do espaço, gravaram o primeiro vídeo musical em órbita - uma versão do clássico Space Oddity, de David Bowie - e fizeram um número recorde de experiências científicas na ISS.
O astronauta midiático usou o poder das redes sociais com mais eficácia do que nenhum outro na história dos voos espaciais tripulados e tornou-se, sem dúvida, o astronauta mais conhecido desde a época de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, os primeiros homens a pisar na Lua.
Em um momento em que alguns cientistas questionam a necessidade de voos espaciais tripulados para a ISS e em meio a pressões orçamentárias constantes, Hadfield serviu de inspiração para muitas pessoas.
Este astronauta poliglota (ele fala inglês, francês e russo) disse que ainda está se readaptando à gravidade desde que retornou à Terra. Seu coração encolheu e ele perdeu massa óssea, mas garantiu que deverá estar "quase de volta à normalidade no começo de setembro".