Atentados com carro-bomba cometidos neste sábado em uma pequena cidade do sul da Turquia próxima à fronteira com a Síria deixaram 18 mortos e ao menos 22 feridos, anunciou o ministro do Interior turco, Muamer Guler, citado pela agência de notícias Anatolia.
Dois veículos cheios de explosivos explodiram em frente à prefeitura e ao posto dos correios de Reyhanli, uma cidade de 60.000 habitantes da província de Hatay, situada a oito quilômetros da fronteira síria, informou o ministro à agência.
- Infelizmente, já há 18 mortos e o número de feridos também está aumentando- declarou Guler, que pouco antes informou sobre 13 mortos e 12 feridos.
Várias ambulâncias se dirigiram ao local dos incidentes para atender as vítimas, indicou a rede de televisão CNN-Turk, acrescentando que a prefeitura sofreu grandes danos.
A zona fronteiriça sofreu uma série de ataques a medida que o conflito sírio se alastrou para a Turquia, que antigamente era um país aliado do presidente sírio Hafez al-Assad. Em fevereiro, um atentado com carro-bomba em Cilvegozu, do qual a Turquia responsabilizou agentes da inteligência sírios, matou 17 pessoas e feriu 30.
Há dois dias, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que acreditava que a Síria havia utilizado armas químicas, ultrapassando a "linha vermelha" fixada pelo presidente americano Barack Obama.