O secretário de Estado americano John Kerry chegou neste sábado ao Cairo para se reunir com os dirigentes egípcios e falar sobre a transição política neste país mergulhado numa grave crise.
Esta é a primeira visita de Kerry ao Egito desde que assumiu suas funções em 1º de fevereiro. Ele deve se encontrar como presidente Mohamed Mursi, o chefe da diplomacia Mohamed Kamel Amr e representantes de partidos políticos da sociedade civil.
Durante uma conversa por telefone esta semana, o presidente Barack Obama disse a Mursi que o presidente egípcio é o responsável pela proteção dos princípios democráticos e pediu que tanto ele, como os grupos políticos egípcios, trabalhem pelo consenso para fazer progredir a transição.
No mesmo dia da chegada de Kerry, um grupo de manifestantes provocou um incêndio em uma delegacia de Port Said. Cerca de 500 manifestantes desta cidade do nordeste do Egito lançaram coquetéis molotov e pedras contra a delegacia, provocando o incêndio. Eles também bloquearam o acesso dos bombeiros, informou o ministério do Interior em um comunicado.