No horizonte do ano que começa, há uma hecatombe na Síria. Se o conflito seguir no mesmo ritmo, a previsão é de que o número de mortos, hoje de 45 mil, possa chegar a 100 mil. Em 2013, o mundo verá ainda a troca de comando no Irã, a transição em curso na China e, em Israel, a provável reeleição do governo que pretende expandir colônias no território palestino. 2013 também nasce como um ano de promessas: Barack Obama promete fazer algo contra os massacres nos Estados Unidos, e, na Colômbia, há perspectiva de acordo entre guerrilha e governo. Esses são alguns dos itens da lista de 26 temas que ZH selecionou como destaques para 2013. Confira:
ABISMO
O fosso fiscal americano
Tudo indica que Obama continuará travando batalhas difíceis com os republicanos, tendo em vista o embate sobre o abismo fiscal - ferrenho até os últimos minutos de domingo. O abismo (isenções e cortes orçamentários que expirariam neste 31 de dezembro e possivelmente empurrariam o país à recessão) até pode ser postergado, mas o nó do déficit e da dívida não parece ter solução a curto prazo.
BOLA DA VEZ
Angela, a Grande
Desde 2005, ela é a toda-poderosa da União Europeia, a xerife da austeridade fiscal. Em tempos de crise que balançam o continente, Angela Merkel resiste com melhor aprovação do que outros colegas do bloco. Em setembro, Angela tentará um novo mandato na Alemanha, mas a tendência é sua coligação de centro-direita se desfazer e a chanceler buscar parceiros mais conservadores.
CARBONO
E o aquecimento global?
Na era dos extremos climáticos, entra em vigor o "puxadinho" do Protocolo de Kyoto, mas o tema de casa mundial é um acordo arrojado entre nações ricas e emergentes, a fim de conter o aquecimento global.
DESCRIMINALIZAÇÃO
Erva maldita, erva sagrada
Os Estados americanos de Colorado e Washington deram a largada e despenalizaram em 2012 o consumo de maconha, o que deve abrir um debate regional sobre formas alternativas para domar o tráfico de drogas. Na outra extremidade do hemisfério, porém, o governo uruguaio puxou o freio de mão na ideia de produzir e vender a erva.
EVITA, A MISSÃO
Os apuros de Cristina
Os arroubos de Cristina Kirchner já garantiram à ex-primeira-dama e agora presidente comparações com Evita Perón. Mas sua popularidade está em queda desde que se reelegeu, e ela não dá mostras de que irá parar de comprar brigas dentro e fora da Argentina.
FARC
Paz na Colômbia
Uma das cenas mais inimagináveis na América Latina começou em 2012 e tem em 2013 chances de progresso: as Farc e o governo colombiano negociam o fim de 50 anos de guerra civil.
GUERRA
Entre os minérios e os fuzis
Longe da atenção internacional, novos massacres se desenham na República Democrática do Congo. Nos últimos 12 anos, mais de 5 milhões de congoleses foram mortos. Agora, milícias supostamente infladas por Ruanda causam tensão no Leste.
HECATOMBE
Síria afunda no caos
O conflito sírio dizimou em 21 meses quase metade da hecatombe sobre Nagasaki na II Guerra Mundial: 45 mil pessoas morreram no confronto entre tropas governistas e rebeldes e há milhares em campos de refugiados (foto). A ONU estima que 2013 poderá terminar com a marca de 100 mil mortos.
INTERVENÇÃO
Mali, sofrimento africano
Rebeldes tomaram a metade norte do país e aplicam à força a lei islâmica, obrigando milhares a fugir e destruindo relíquias tombadas como patrimônio da humanidade. Com a bênção das Nações Unidas, França e países africanos preparam intervenção.
JONG-UN
O menino mimado
Terceiro na dinastia comunista da Coreia do Norte, Kim Jong-un comprovou ser indomável. Lançou ao espaço um satélite supostamente meteorológico. Os EUA veem intenções beligerantes nos experimentos. Kim promete mais surpresas para 2013.
KERRY
Um substituto para Hillary
Ele é senador por Massachusetts, serviu no Vietnã e enfrentou George W. Bush na difícil (para os democratas) eleição de 2004. Agora, foi chamado por Barack Obama para substituir Hillary Clinton no estratégico Departamento de Estado. John Kerry terá de responder a dezenas de desafios, da China à Primavera Árabe, passando pelo Irã e pela Europa.
LIKUD
Favorito em Israel
Mesmo depois de uma guerra de oito dias contra Gaza que acabou fortalecendo o inimigo Hamas, o premier israelense, Binyamin Netanyahu, deve vencer as eleições de janeiro. A plataforma de Netanyahu e partido, o Likud, é a que vem dando certo: mais ameaças aos palestinos e mais barulho para que EUA e países europeus apertem o cerco contra o Irã.
"MAMÃE, CRESCI"
As meninas dos Obama
As garotinhas que há quatro anos tomaram posse com o primeiro presidente negro dos EUA se tornam mulheres aos olhos do mundo. Em 2013, ano do início do segundo mandato do pai, Malia completará 15 anos e Sasha (foto), 12. A adolescência blindada pelos mais fortes esquemas de proteção do planeta tem suas privações. Michelle já disse estar preocupada com Malia e o uso das redes sociais.
NACIONALISMO
A nação catalã
A cosmopolita Barcelona e toda a Catalunha estão mais nacionalistas. Os políticos até chegaram a um acordo para um referendo histórico, que dirá se uma das regiões mais ricas da Espanha seguirá seguindo a Casa de Bourbon ou se tentará a sorte à parte.
ÓÓÓÓ
Vem aí o bebê real
Os enjoos da duquesa Kate Middleton fizeram a festa dos súditos mundiais do casal que realmente interessa na monarquia britânica. O herdeiro ou a herdeira de Kate e do príncipe William deve nascer em meados de 2013.
PÉRSIA
Adeus a Ahmadinejad
Há mudanças à vista no país persa em 2013. Por lei, Mahmoud Ahmadinejad não poderá concorrer a um terceiro mandato consecutivo como presidente do Irã. Ele deixa o poder enfraquecido pelo desprestígio político interno e pelas sanções econômicas internacionais. Mais crises estão na mira das previsões mundiais no país: luta de poder com vistas à sucessão do líder supremo, Ali Khamenei, 73 anos, e um possível ataque de Israel e EUA contra instalações nucleares iranianas.
QUASE FAMOSA
A agente secreta Maya
Entre as muitas lacunas sobre como morreu o chefe da Al-Qaeda, Osama bin Laden, está uma mulher cujo rosto ficará famoso como Maya, no filme A Hora Mais Escura, que estreia nos EUA. Existe ou não uma superagente secreta americana que caçou Bin Laden? A premiada cineasta Kate Bigelow diz que sim e escolheu Jessica Chastain (foto) para viver a perspicaz espiã.
RIO
Jornada com o Papa
A América Latina é a região com maior concentração de católicos. E o Rio, cartão-postal do subcontinente, foi escolhido para sediar em julho um encontro da juventude ligada à Igreja, com a presença do Papa.
SAÚDE
Onde está Chávez?
O chavismo cresceu nas eleições de 2012 na Venezuela, mas entra em 2013 sem saber se Hugo Chávez terá saúde para seguir seu projeto.
TRANSIÇÃO
No Afeganistão
Pelo cronograma da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que fornece parte do contingente da intervenção comandada pelos EUA no Afeganistão, até meados deste ano a responsabilidade pela segurança no país deve ser transferida às forças afegãs. Os militares estrangeiros terão papel de assistência até a retirada total, em 2014.
UNIDOS?
Fatah e Hamas
O grupo radical Hamas, que comanda a Faixa de Gaza e não aceita a existência de Israel, ensaia uma aproximação com o moderado Fatah, em poder na Cisjordânia e que quer reabrir negociações de paz.
VER PARA CRER
Restrição às armas nos EUA
Barack Obama disse "basta" aos tiroteios em massa depois de chorar a morte de 20 crianças em Newtown, mas há anos nem democratas nem republicanos tiveram cacife para contrariar o lobby e a cultura das armas nos EUA.
WIKILEAKS
Cárcere na embaixada
Quando procurou a embaixada do Equador em Londres para se refugiar em junho de 2012, Julian Assange não contava com a astúcia britânica que não aliviaria o cerco para extraditá-lo à Suécia. O fundador do WikiLeaks segue fechado, sem meios de sair.
XI JINPING
O novo imperador vermelho
O novo líder do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping, apresentado como novidade na China deve mostrar mudança apenas na roupagem do regime, mas não na substância.
YOANI
A blogueira irá viajar?
A blogueira Yoani Sánchez, conhecida opositora do regime dos irmãos Raúl e Fidel Castro em Cuba, já tentou deixar o país inúmeras vezes, mas nunca recebeu autorização para isso. Conseguirá Yoani viajar a partir de 14 janeiro, quando entram em vigor novas regras que acabam com o visto de saída?
ZONA DO EURO
Esquenta a chapa da crise
Espanha e Itália seguem na lista das dores de cabeça para os líderes europeus em 2013, além das diferenças entre os governos alemão e francês sobre que estratégia econômica seguir. Para completar, os britânicos decidiram alimentar o latente impulso para se afastar do bloco, gerando dúvidas sobre o futuro da união.