Em um pronunciamento hoje, o ministro da Informação venezuelano, Ernesto Villegas, afirmou que o presidente Hugo Chávez sofreu complicações durante a cirurgia a que foi submetido para retirar um tumor reincidente na pélvis. Segundo Villegas, Chávez sofreu hemorragia, o que obrigou os médicos a usarem "medidas corretivas" e que ele está "em progressiva e favorável recuperação de seus sinais vitais"
- O processo de recupeação, no entanto, irá exigir um período prudente como consequência da complexidade da cirurgia realizada - acrescentou Villegas, no comunicado em cadeia nacional de televisão.
O ministro havia expressado um dia antes esperança de que o presidente retorne para tomar posse no dia 10 de janeiro para seu novo mandato, mas acrescentou em uma mensagem escrita no site do governo que se Chávez não estiver em condições até lá, "o povo deve estar preparado para entender".
Chávez foi submetido à quarta cirurgia em Havana para retirada de células cancerígenas .Apesar de ter realizado quimioterapia e radioterapia, o tumor reapareceu. Mesmo assim, o governo mantém segredo sobre detalhes da enfermidade, como a localização exata e o tipo de câncer.