Um avião militar modelo Antonov-72, que transportava 27 pessoas, entre elas um oficial de alta patente, caiu nesta terça-feira próximo a cidade de Tchimkent, no sul do Cazaquistão, sem deixar sobreviventes, anunciaram os serviços de segurança desta república da Ásia central.
Segundo as agências Interfax e Ria-Novosti, todos os ocupantes da aeronave morreram, o que não foi confirmado pelas autoridades. O Comitê Nacional de Segurança cazaque (KNB) informou que na aereonave An-72 estavam sete tripulantes e 20 militares da guarda fronteiriça, inclusive seu diretor, Turganbek Stambekov. Outra fonte informou à Interfax que todas as pessoas a bordo morreram, mas esta informação não foi informada pelo KNB.
O avião caiu às 18h55min locais (10h55min no horário de Brasília) a cerca de 20 quilômetros de Shymkent durante o pouso da aeronave, que partiu da capital Astana, informaram os serviços de segurança.
- Os serviços de emergência estão trabalhando no local dos fatos e estão investigando o ocorrido - acrescentou o KNB, sem dar maiores detalhes.
Segundo a emissora de televisão KTK, o avião caiu de uma altura de 800 metros, em um momento de péssimas condições meteorológicas. Uma testemunha, Baurjan Dossov, disse ter ouvido uma explosão como se tivesse explodido uma bomba.
- Acabo de ir para o local há 15 minutos. Há pedaços de uniformes por todo lado e restos humanos, como carne. O incêndio continuava - relatou.