Uma comitiva de brasiguaios (imigrantes brasileiros no Paraguai) pretende ser recebida hoje pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília. A informação é do jornal ABC Color. Eles seriam acompanhados dos parlamentares do Mercosul Mirta Palacios, Alfonso González Núñez, Roberto Campos e Eric Salum. Ele pedirão que a presidente brasileira aceite o novo presidente paraguaio, Federico Franco, ex-vice-presidente de Fernando Lugo, deposto na sexta-feira após ser condenado em um processo de impeachment no Senado do país.
Eles devem se reunir primeiro com a chefe da Casa Civil, ministra Gleisi Hoffmann. O encontro com Dilma, no entanto, ainda não consta na agenda de Dilma divulgada pelo Planalto.
Dos cerca de 400 mil brasiguaios, boa parte é formada por empresários rurais que discordavam das relações de Lugo com sem-terra.
Hoje, Lugo foi entrevistado pela rede venezuelana Telesur. Voltou a afirmar que foi vítima de um golpe e disse que os líderes dos partidos tradicionais estão por trás da manobra.
- Esses partidos fizeram esse acordo porque as políticas públicas estavam dando uma grande popularidade a esse governo (no caso, o governo Lugo) - afirmou, acrescentando que o objetivo da sua destituição foi "cortar as asas dessa iniciativa".
As circunstâncias da destituição de Lugo serão discutidas em uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, hoje.