Após seu encontro com Barack Obama na Casa Branca, a presidente Dilma Rousseff participou do encerramento do seminário "Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI", em Washington.
Durante seu pronunciamento, a presidente fez um balanço da reunião com o presidente americano e do Fórum de CEOs, evento do qual também participou durante sua passagem pela capital americana.
Ao citar os numerosos acordos assinados entre os dois países pela comitiva brasileira nesta segunda-feira, Dilma reforçou o caráter econômico da visita.
- O Brasil repudia todas as formas de protecionismo. A fragilidade da economia mundial neste momento não pode servir de pretexto para repetirmos os erros do passado, que tiveram trágicas consequências para os países em desenvolvimento como o Brasil - declarou.
Dilma também ressaltou os avanços da economia brasileira e protagonismo do país no cenário econômico mundial por meio das parcerias já firmadas com os Estados Unidos.
- Esta é uma relação que deve ser aperfeiçoada diariamente, é um processo em andamento.
Antes de deixar Washington rumo a Boston, a presidente Dilma Rousseff ainda participa de um encontro com empresários americanos. À noite, será recebida para um jantar na embaixada brasileira.