Uma senhora de idade fisicamente e mentalmente debilitada, amparada diariamente por enfermeiras e com raros compromissos sociais. Assim o jornal argentino Perfil retrata a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher 30 anos depois da guerra das Malvinas.
Brasil e Grã-Bretanha quase se enfrentaram nos céus durante o conflito
A foto da capa da publicação deste domingo traz a Dama de Ferro aos 86 anos sendo ajudada a se levantar. De acordo com o jornal, a ex-primeira ministra sai pouco e sempre está acompanhada de sua enfermeira há mais de 10 anos, Kate. De casa, em Londres, costuma seguir a Chester Square, sentar em um banco de madeira e admirar as cerejeiras em flor.
Embora esteja senil, da última vez que saiu foi amável com um grupo de britânicos que a cumprimentou e pediu permissão para tirar fotos da personagem histórica vivida, recentemente, por Meryl Streep nos cinemas.
Apesar da idade avançada, a baronesa segue firme nas suas rotinas diárias. Uma vez por semana recebe em casa a cabelereira Peggy. Mais tarde, após o almoço, dorme bastante - ao contrário do tempo em que esteve no poder quando dormia quatro horas por noite. Ocasionalmente, ainda recebe a visita de amigos antigos e leais.
"Ato de agressão"
Neste domingo, o atual primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, manteve a tradição de Thatcher e chamou de "ato de agressão" a invasão das Malvinas (Falklands em inglês). Cameron frisou que é um dia de memória e reflexão:
- Um dia para lembrar todos aqueles que perderam sua vida no conflito, os membros de nossas forças armadas assim como os militares argentinos que morreram.
Em 2 de abril de 1982 desatou-se a guerra das Malvinas entre Argentina e Reino Unido, com o desembarque de tropas argentinas no arquipélago. O conflito, que durou até 14 de junho de 1982, deixou 649 mortos do lado argentino e 255 do britânico.
Com o 30º aniversário do conflito, a tensão entre os dois países foi crescendo com uma verdadeira "guerra de palavras" entre Londres e Buenos Aires.
Protagonista do conflito
Como vive Margaret Thatcher 30 anos depois da Guerra das Malvinas
Ex-primeira ministra britânica sai pouco de casa e está sempre acompanhada de enfermeiras
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: