A nova líder do Partido Conservador britânico, Liz Truss, recebeu nesta terça-feira (6) a missão de formar o governo como a representante da maioria parlamentar durante uma audiência com a rainha Elizabeth II, que pouco antes recebeu o pedido de renúncia formal de Boris Johnson como primeiro-ministro.
Funcionários da Casa Real divulgaram uma fotografia da monarca e de Truss apertando as mãos no Castelo de Balmoral, a residência de verão da rainha, na Escócia, quase 800 quilômetros ao norte de Londres.
Após o encontro, Truss retornou a Londres para fazer o primeiro discurso como primeira-ministra, no mesmo local da despedida de Johnson, antes de formar o novo Executivo.
Na quarta-feira (7), ela presidirá o primeiro conselho de ministros e enfrentará na Câmara dos Comuns o líder da oposição, Keir Starmer, que na segunda-feira a acusou de "não estar ao lado dos trabalhadores", pressionados por uma inflação de mais de 10%.
Terceira mulher a comandar o governo britânico, após Margaret Thatcher (1979-1990) e Theresa May (2016-2019), Truss representa a ala mais à direita do partido e prometeu reduzir os impostos para estimular uma economia à beira da recessão.