Após manifestação de cerca de 150 moradores das Ilhas, em Porto Alegre, na quinta-feira (31), o governo federal garantiu que irá publicar nova lista com famílias contempladas no programa Compra Assistida para atingidos pela enchente. A medida prevê que a Caixa Econômica Federal compre imóveis de até R$ 200 mil para quem se encontra nas faixas 1 e 2 do Minha Casa Minha Vida.
Segundo o secretário da Reconstrução Maneco Hassem, a relação deve ser divulgada entre esta sexta-feira (1º) e segunda-feira (4). A última lista foi divulgada há três semanas. A promessa inicial era de que a publicação ocorresse semanalmente.
A justificativa para o atraso, conforme Maneco, é uma mudança nos critérios para aderir ao programa. A União deixou de exigir o recebimento do Auxílio Reconstrução para as famílias cadastradas. Com isso, o Dataprev, responsável por analisar os dados, demorou mais tempo para reorganizar os beneficiados.
Com a demora, moradores da Ilha das Flores protestaram na BR-290 na tarde da última quinta-feira (31). Os manifestantes exigiram também mais agilidade na entrega das residências. Cerca de 3% dos 1.975 cadastrados possuem contrato encaminhado.
O governo federal já entregou quatro chaves de imóveis pelo Compra Assistida. As mais recentes foram nesta manhã em Novo Hamburgo e Porto Alegre. Na quinta, foram contempladas as duas primeiras famílias em Montenegro, no Vale do Caí. Na próxima segunda-feira (4) uma outra entrega deve ocorrer em Santa Maria.