O temporal que atingiu São Paulo na última sexta-feira (11) provocou grandes estragos no sistema de energia elétrica. Conforme informou a Enel, concessionária responsável pelo abastecimento no Estado, será necessário substituir "quilômetros de cabos, postes e outros equipamentos" na rede de baixa tensão. As informações são da Folha de S.Paulo.
Ainda de acordo com a concessionária, os danos que precisam ser reparados estão nas redes de baixa e média tensão, as mais afetadas. Os problemas na alta tensão, que carregam as subestações e são responsáveis pela distribuição de energia, foram solucionados ainda no sábado (12), conforme a Enel.
Em nota enviada à Folha, a Enel relatou que 17 linhas de alta tensão foram afetadas, o que resultou no desligamento de 11 subestações.
O problema atual da falta de energia elétrica tem sido resolvido de forma gradual. A Enel, contudo, não deu prazo para normalização total do serviço.
Em última atualização, às 5h40min desta segunda-feira (14), 537 mil imóveis na região metropolitana de São Paulo ainda estavam sem energia elétrica.
Segundo a empresa, cerca de 354 mil desses endereços sem luz estão na capital paulista, enquanto os demais estão em cidades como Taboão da Serra, Cotia, São Bernardo do Campo, na Grande SP.
Na cidade de São Paulo, os bairros mais afetados neste momento são Jabaquara, Campo Limpo, Pedreira e Jardim São Luís, afirmou a concessionária ao portal g1.
Endereços sem luz na Grande SP
- São Paulo: 354 mil imóveis
- Cotia: 36,9mil imóveis
- Taboão da Serra: 32,7 mil imóveis
- São Bernardo do Campo: 38,1 mil imóveis