Socorristas e bombeiros procuram uma criança que desapareceu após um deslizamento de terra nas margens de um rio no Estado do Amazonas, na região norte do país, na tarde desta segunda-feira (7). O incidente também deixou pelo menos sete feridos.
De acordo com o portal g1, as buscas se iniciaram ainda durante a tarde de segunda. Mas, de acordo com o Corpo de Bombeiros, precisaram ser interrompidas no início da noite por questões de segurança e devem ser retomadas às 7h desta terça-feira (8).
"Uma criança está desaparecida e outras sete pessoas ficaram feridas após um deslizamento de terra", informou a Defesa Civil do Brasil na rede BlueSky.
As autoridades acreditam que a criança, de seis anos, possa estar soterrada entre os destroços, mas também fazem buscas pelo rio, segundo o secretário-executivo da Defesa Civil do Amazonas, Francisco Ferreira Máximo.
O deslizamento provocou o colapso do Porto da Terra Preta, um porto de carga e passageiros nas margens do Rio Solimões, afluente do Amazonas, no município de Manacapuru, a cerca de 100km da capital Manaus.
Algumas construções ainda estão em pé na borda de uma enorme cratera criada quando o terreno caiu sobre as águas, segundo imagens obtidas pela agência de notícias AFP (veja acima).
O secretário-executivo da Defesa Civil do Amazonas alertou as comunidades ribeirinhas sobre a possibilidade de "processos erosivos" que podem provocar um "desastre natural". Mas as autoridades não anteciparam as possíveis causas do deslizamento em Manacapuru.
O Brasil tem sofrido, nos últimos anos, desmoronamentos e inundações causadas por eventos climáticos extremos, atribuídos às mudanças climáticas.
Quase 9 milhões dos 215 milhões de habitantes do maior país da América Latina vivem em áreas de risco sujeitas a deslizamentos ou inundações, segundo a Presidência.