Um apagão afeta diversos bairros de São Paulo na noite deste sábado. A Enel Distribuição São Paulo, responsável pela operação de energia elétrica do Estado, afirmou em nota em seu site que uma ocorrência no sistema de transmissão afetou o fornecimento de energia elétrica para clientes da distribuidora.
A empresa ainda diz no comunicado que o sistema de transmissão não pertence à empresa.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a falta de luz verificada em diversos bairros das zonas norte, leste e central de São Paulo, além da cidade de Guarulhos, ocorreu após o desligamento de equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras.
Conforme o ONS, com o desligamento verificado perto do fim da tarde do sábado, houve interrupção das cargas da Enel em São Paulo atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale.
A companhia anunciou que trabalha com manobras remotas na rede para reduzir a quantidade de clientes atingidos nas regiões leste e norte da área de concessão.
A Enel orienta os clientes a priorizar os canais digitais da empresa para comunicar falta de luz.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que acompanha os problemas de sistemas de transmissão e distribuição de energia em São Paulo e que vai apurar as responsabilidades.
Trens e aeroporto de Guarulhos permanecem funcionando
Por volta das 19 horas, o site do Metrô informava que todas as linhas operavam normalmente, assim como os trens da CPTM.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos está operando normalmente, com partidas e chegadas no horário determinado.
Há relatos de queda de energia nos seguintes bairros:
Zona Norte: Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Gustavo, Jaçanã, Parque Edu Chaves.
Zona Leste: Mooca, Pari, Brás, Belém, Tatuapé, Penha, Cangaíba, Itaquera, São Mateus, São Miguel.
Centro: Jardins, Centro Histórico e Paraíso.