Doações chegam de todo o Brasil para amparar os gaúchos atingidos pelas enchentes, afinal, o momento clama por solidariedade. Para facilitar a logística dos abrigos, que têm espaço limitado, foram criados pontos de coleta de arrecadação de alimentos em várias regiões do Rio Grande do Sul, que distribuem conforme a demanda de cada local.
A Rede de Bancos de Alimentos do Estado, localizada no bairro Sarandi, na zona norte da Capital, é um desses pontos que recebem donativos. O presidente da instituição, Paulo Renê Bernhard, conta que cerca de cem toneladas de alimentos não perecíveis já foram doados.
– Arroz, feijão, massa, farinha, são itens básicos que chegam a todo momento, toda ajuda é bem-vinda. Mas o óleo e o café, talvez por serem mais caros, estão chegando menos. No momento é o que mais precisamos – pontua.
Alimentos de rápido consumo, como bolachas doces e salgadas e barras de cereais, podem ser uma boa opção de lanche, tanto para quem precisa de acolhimento quanto para os voluntários.
Marmita
Paulo destaca que as marmitas seguem sendo de grande ajuda, isso porque nem todos os abrigos dispõem de uma cozinha bem equipada, por isso, a chegada da refeição pronta facilita a rotina. No entanto, recomenda-se verificar previamente qual local está precisando.
Entenda
Alimentos não perecíveis são aqueles que podem ser armazenados por um longo período sem que estraguem, a exemplo do arroz, feijão, macarrão, açúcar, farinha de trigo, café, sal, óleo, biscoito, leite em pó e achocolatado. Já os perecíveis são aqueles que contêm muita água em sua composição e precisam de refrigeração para durar mais. São eles: vegetais, frutas, carnes e frutos do mar.
Endereços
Veja abaixo alguns pontos de coleta de alimentos em Porto Alegre e na Região Metropolitana:
Cachoeirinha
- Secretaria de Assistência Social – Avenida General Flores da Cunha, 2.209
Campo Bom
- Ginásio do CEI – Rua 20 de Setembro, 350
Canoas
- Central de entrega de doações – Na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Inconfidência
Esteio
- Ginásio Municipal – Rua 24 de Agosto, 3.079
Gravataí
- CTG Aldeia dos Anjos – Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1.553
Guaíba
- Cento de Acolhimento Humanitário – Avenida Nestor Moura Jardim, 1.155
Novo Hamburgo
- Fenac – Rua Araxá, 505
Porto Alegre
- Depósito da Defesa Civil Municipal – Rua La Plata, 693
São Leopoldo
- Centro de Recebimento de Donativos – Avenida John Kennedy, 2.607, portão 2.132
Sapucaia do Sul
- Ginásio Municipal Kurashiki – Avenida Lúcio Bittencourt, 1.130
Viamão
- Complexo Ana Jobim – Avenida Senador Salgado Filho, 2.055
Produção: Nikelly de Souza