Correção: o número anterior mais recente de clientes da RGE sem luz era 15 mil, e não 90 mil como publicado entre as 20h45min e as 23h59min desta terça-feira (19). O texto já foi corrigido.
Caiu de 15 mil para 7,5 mil o número de consumidores que permanecem sem energia elétrica na área de concessão da RGE, nesta terça-feira (19), após a passagem de um temporal pela região central do Estado na segunda (18).
Os municípios de Santiago, São Pedro do Sul e Cachoeira do Sul estão entre os que ainda têm pontos com o fornecimento do serviço interrompido. O número de cidades chegou a ser de 12.
Segundo a RGE, o motivo para o serviço não ter sido completamente restabelecido nos municípios afetados é a queda de árvores na região, além de objetos que atingiram cabos e postes. Em nota, a concessionária informou que as equipes trabalham para restabelecer a luz o mais breve possível na região.
Conforme a Defesa Civil, o município de Mata permanece sem luz, mas o abastecimento de água está garantido por um gerador. Os danos e prejuízos informados ao órgão até o momento não foram significativos, e não houve pedido de ajuda ao Estado.
Em Santiago, de acordo com o prefeito Tiago Lacerda, equipes trabalham para normalizar as atividades no município, que não contabiliza danos.
Já em Jaguari, ainda há clientes sem luz, especialmente em localidades mais distantes. No interior da cidade, ainda estão sendo contabilizados danos. A força dos ventos provocou o destelhamento de residências e da rodoviária municipal.