A Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) anunciou na segunda-feira (20) os vencedores do Prêmio Ajuris Direitos Humanos. Dos mais de 80 projetos inscritos, 15 foram premiados. Os ganhadores receberão ao todo mais de R$ 30 mil em prêmios.
O evento também contou com dois seminários que discutiram o valor da liberdade de expressão e a importância de construir políticas públicas e ações afirmativas para a garantia dos direitos fundamentais da população negra. A programação foi realizada no auditório Marcio Puggina, localizado na Escola da Magistratura da Ajuris.
O Prêmio Ayres Britto de Liberdade de Expressão consagrou em primeiro lugar a reportagem "Quem foi Manoel Padeiro, 'o Zumbi dos Pampas', de Camila Bengo, repórter de GZH. O segundo lugar foi da série de reportagens "Como se organizam os grupos que impulsionam protestos contra o resultado das eleições", de Humberto Trezzi, também repórter de GZH. E o terceiro lugar ficou com "Vítimas de trabalho escravo relatam o terror vivido no RS", de Rafael Silva e Janaína Oliveira, da Agência Radioweb. A seguir, a relação completa dos vencedores por categoria.
Ayres Britto de Liberdade de Expressão
1° - "Quem foi Manoel Padeiro, 'o Zumbi dos Pampas', de Camila Bengo (Zero Hora).
2º - "Como se organizam os grupos que impulsionam protestos contra o resultado das eleições", de Humberto Trezzi (Zero Hora).
3º - "Vítimas de trabalho escravo relatam o terror vivido no RS", de Rafael Silva e Janaína Oliveira Agência Radioweb).
Jornalismo
1° - "Desafios perversos: como o aplicativo Discord virou ferramenta para envolver adolescentes em um submundo de violência extrema", de Monica Marques e equipe (Rede Globo).
2º - "Se essa rua fosse minha", de Mariana Castagna Ferrari (Record).
3º - "Aldeia luta pela sobrevivência na capital do país, a menos de 20 minutos da Praça dos Três Poderes", de Rafael Daguerre (Mídia 1508).
Fotografia
1º "Operação Resgate", de Ubirajara da Costa Machado.
2º "Crise Yanomami", de Frederico Magno.
3º "Remoção ou Expulsão", de Jorge Leão.
Boas Práticas
1º "Orquestra Villa-Lobos", da Escola Heitor Villa Lobos.
2º "Impulso Educativo", do Instituto Pobres Servos da Divina Providência.
3º "Acesso seguro na internet para os protegidos", do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte no Rio Grande do Sul.
Monografia Acadêmica
1º "O trabalho escravo no Brasil contemporâneo: uma análise à luz da bi política e do paradigma do campo", de Iury Batista dos Santos.
2º "Do processo à efetividade como instrumento de concretização do direito social à saúde", de Laura Guimarães Lopes.
3º "Uma análise do garimpo ilegal e os danos ambientais nas terras indígenas Yanomami", de Victória Moura e Cunha de Freitas.