As praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul registram ventania, chuvarada e mar agitado nesta terça-feira (26). Em Cidreira, na guarita 180, perto do Bar Azul, a força do vento praticamente impedia a tentativa de caminhar na orla. Em torno das 9h30min, não havia pessoas nas ruas. O tempo estava encoberto e fechado.
Conforme o tenente-coronel Rodrigo Canci Pierosan, comandante do 9º Batalhão do Litoral Norte, a orientação para a população é evitar riscos desnecessários.
— A chuva é intensa e o granizo caiu na região de Santo Antônio da Patrulha. A orientação é para as pessoas evitarem locais de riscos que podem inundar e ficar longe de árvores — afirma.
Lago do Braço Morto transborda em Imbé
O Lago do Braço Morto, que fica na região central de Imbé, está transbordando. Localizado a apenas cinco quarteirões da Orla, o espaço de lazer possui bancos, pracinhas para crianças e quiosques de alimentação. Em torno das 11h, chovia forte no local. Era possível ver a água invadindo a Avenida Santa Rosa, próximo ao número 1.653.
No verão, o espaço é aproveitado nos dias de sol para passeios de bicicleta e pescaria. Um serviço de pedalinhos opera no local. As tartarugas que habitam o lago são uma atração à parte para as crianças.
Em função da chuva intensa, muitas vias de Imbé estão alagadas. A Avenida Nilza Costa Godoy está bastante cheia. O nível do Rio Tramandaí também aparece mais elevado do que o normal.
Outras cidades
Em Capão da Canoa, o cenário não era muito diferente.
— Vamos fazer um levantamento dos bairros para verificar a situação agora pela manhã, mas acredito que seja apenas danos em vias públicas com alagamentos ou nos pátios das áreas onde geralmente a água invade — informa Maurício Tucano, coordenador da Defesa Civil de Capão da Canoa.
Segundo ele, até o começo da manhã desta terça-feira (26), não houve chamamentos para remoção de pessoas para abrigos.
Em Tramandaí, algumas vias encheram em razão da chuva. A Flores da Cunha estava bastante alagada em toda a sua extensão, o que obrigava os motoristas a terem atenção com possíveis buracos.
— Estamos somente com pequenos pontos de alagamentos. Sem chamados de emergência — explica Claudiomir da Silva Pedro, responsável pela Defesa Civil de Tramandaí.
A prefeitura de Torres informou que há acúmulo de água normal em alguns pontos pelo volume de chuva até este momento.
Em Maquiné, a chuva de granizo durou poucos minutos e não chegou a causar danos.
— Não tivemos muitos estragos — diz o prefeito do município, João Marcos Bassani dos Santos.
Ciclone à vista
O processo de formação de um novo ciclone extratropical em alto-mar, perto da costa do RS e de Santa Catarina, intensifica a chuva no território gaúcho entre esta terça e quarta-feira (27).
Conforme a Climatempo Meteorologia, os maiores acumulados devem ser registrados em ao menos 10 cidades do Estado, entre elas as situadas no Litoral Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta com validade para esta terça sinalizando possibilidade de chuva volumosa e vento forte em quase todo o território gaúcho.