Após as cheias provocadas pela passagem do ciclone da semana passada, os rios da região leste do Rio Grande do Sul já estão em estabilidade ou declínio, de acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
O Rio do Sinos, que atingiu marcas entre as mais elevadas — 7m58cm em Campo Bom, no domingo (18), e 6m18cm em São Leopoldo, na segunda (19) —, está em estabilidade desde a madrugada desta terça-feira (20), e a tendência é de que entre em declínio no decorrer do dia.
— O Sinos tem uma resposta mais demorada. Pode levar alguns dias para voltar ao nível normal — observa Pedro Camargo, hidrólogo da Sala de Situação da Sema.
Na estação de Campo Bom, o Rio do Sinos está com 7m50cm. O normal fica entre 1m50cm e 2m50cm.
O Rio Caí também subiu muito nos últimos dias, chegando a 13m80cm no sábado (17). O normal é entre 1m50cm e 2m50cm. Nesta manhã, em Montenegro, o nível está em 5m97cm.
Ainda em alerta, com 4m20cm na estação da Corsan em Alvorada, o Rio Gravataí já se encontra estável. O nível normal é de 1m70cm.
Considerando-se a previsão do tempo para os próximos dias, sem grandes volumes de chuva, a situação não deve se agravar outra vez por enquanto.