Quase seis dias após a passagem do ciclone que trouxe chuva torrencial ao Estado, ainda há pontos sem energia elétrica. São 1,5 mil clientes na área da RGE. A empresa afirma que o problema é registrado em pontos ainda alagados de Novo Hamburgo, Campo Bom e São Leopoldo, onde não é possível fazer a religação por razões de segurança. É preciso esperar que o nível da água baixe mais.
A CEEE Equatorial afirma que a situação foi normalizada em sua área de atendimento, restando problemas pontuais, com 87 clientes sem luz em Caraá e 56 em Santo Antônio da Patrulha. A demora no restabelecimento, alega a concessionária, se deve à necessidade de reconstrução da rede elétrica.
Embora a CEEE não registre isto em seu balanço, ainda há famílias sem energia em Porto Alegre. O casal Wagner Grimm Brum, 37 anos, servidor público, e Fernanda Carvalho Magalhães, 36, bancária, mora no bairro Sarandi, zona norte da Capital. Ambos trabalham em casa e, desde a sexta-feira (16), precisam carregar a bateria dos computadores, celulares e lanternas na residência de familiares, o que provoca um vaivém com os aparelhos ao longo do dia.
Pais de um menino de 11 meses e de uma menina de seis anos, Wagner e Fernanda enfrentam dificuldades para cuidar das crianças. A menina está com avós, e o bebê passa o dia na creche. Tudo o que estava na geladeira e no freezer foi perdido, incluindo itens da dieta especial de Fernanda, que sofre de doença celíaca (intolerância a glúten).
Os complicadores, no caso da família, foram a queda de árvores e o rompimento de fios na frente da casa, que afetaram também o vizinho. São os únicos dois pontos sem luz na Rua Sylvio Sanson. Acumulam-se os números de protocolos dos vários contatos com a companhia.
— Sabemos que muitas pessoas perderam as casas. Ficamos sem saber o que fazer. A gente meio que perde as esperanças. É sempre a mesma resposta: esperar — lamenta Wagner.
Às 11h, uma equipe da empresa chegou ao endereço de Wagner e Fernanda. Procurada pela reportagem de GZH, a assessoria de imprensa da CEEE Equatorial, informou, por volta de 15h, que uma equipe esteve na Rua Sylvio Sanson, nas casas sem energia citadas. A concessionária informa que em uma delas foi identificado um problema interno, de responsabilidade de reparo pelo próprio cliente. O serviço foi restabelecido.