Quem transita pelas ruas do bairro Grafulha, em Herval, no sul do Estado, pode se deparar com uma árvore no meio do caminho. É que o projeto de pavimentação da Rua Cyro Vieira foi modificado para preservar um exemplar da espécie timbaúva que faz parte da rotina dos moradores da região há vários anos.
Conforme a prefeitura, não há prejuízo ao trânsito. Uma ilha de concreto foi construída ao redor da árvore para alertar os condutores que passarem pelo local.
— Era essencial a preservação dessa árvore no local, pois dá um exemplo de preservação para a comunidade. O meio ambiente é o nosso lar, então, mesmo sendo um ato pequeno, tem um significado muito grande por trás — argumenta o prefeito Ildo Sallaberry (PP).
A pavimentação deve ser concluída na próxima semana. Até então, a via era de chão batido. O trabalho, executado por servidores da prefeitura, também prevê a instalação de esgoto e drenagem. A obra vai custar R$ 242 mil e envolve a pavimentação de cinco quadras nos fundos do Hospital Nossa Senhora da Glória.