O Rio Ibirapuitã ultrapassou a cota de inundação de 8,4 metros em Alegrete, na Fronteira Oeste, neste domingo (7), atingindo o nível de 8,5m, conforme a última medição da Defesa Civil do município. Até o momento, três famílias precisaram deixar suas casas.
Segundo o órgão, o rio subia aproximadamente um centímetro por hora na tarde deste domingo. Inicialmente, acreditava-se que o nível estava se estabilizando, mas a previsão é de que continue a subir, ainda que vagarosamente.
Das três famílias desalojadas até o momento, uma deslocou-se para a residência de parentes; outra vive em uma casa "volante", que foi movida preventivamente; e a terceira mudou-se temporariamente para barracas. Ainda não foi necessário acionar abrigos, tendo em vista o caráter recente da situação e que a maioria das famílias tem para onde ir. O quadro será reavaliado nesta segunda-feira (8).
— Se continuar subindo nesse ritmo, mais pessoas vão sair de suas casas — projeta Renato Grande, diretor da Defesa Civil de Alegrete.
O órgão municipal segue monitorando a situação e lembra à população que realiza mudanças apenas no período diurno, por questões de segurança.