O Rio Ibirapuitã segue acima da cota de inundação de 8,4 metros em Alegrete, na Fronteira Oeste, nesta segunda-feira (8), atingindo o nível de 8,9 metros. A última medição da Defesa Civil do município foi feita ao meio-dia e, segundo o órgão, o Ibirapuitã subia aproximadamente 1,5 centímetro por hora nos momentos anteriores à medição.
Até o começo da tarde desta segunda (8), quatro famílias precisaram deixar suas casas e estão desalojadas. Segundo a prefeitura de Alegrete, representam um total de 10 moradores, residentes nos bairros Vila Nova e Santo Antônio.
A Defesa Civil municipal acredita que outras duas famílias serão retiradas de suas residências até o fim do dia e, de acordo com o órgão, serão deslocadas ao ginásio Honório Lemes e a posto do bairro Macedo, locais que estão sendo acionados em caso de necessidade de abrigo da população.
O monitoramento da Defesa Civil aponta que o nível do Ibirapuitã deve seguir se elevando ao longo da segunda-feira (8), em ritmo de um centímetro por hora. O órgão pede à população que, em caso de necessidade de saída de casa, solicite auxílio da Defesa Civil durante o dia, já que o apoio necessário não pode ser prestado durante a noite e a madrugada por razões de segurança.
A população pode acionar a Defesa Civil em Alegrete por meio dos telefones (55) 3961-1606 e, em número de plantão, no (55) 99207-0859. Os números apenas aceitam ligações.