Desde o dia 26 de julho, quando as primeiras carteiras de identidade do novo modelo começaram a ser emitidas no Rio Grande do Sul, 3.558 documentos já foram solicitados. Conforme balanço do Instituto-Geral de Perícias (IGP), até a última sexta-feira (5), foram 1.065 documentos solicitados em Porto Alegre.
O novo documento de identificação brasileiro traz o número de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral (RG), único e válido para todo o país. Os documentos podem ser feitos nos postos de identificação do IGP e nas unidades do Tudo Fácil.
A solicitação muda conforme cada município, sendo que pode ocorrer por ordem de chegada ou por agendamento prévio no site do IGP. O prazo para entrega varia de 15 a 25 dias úteis no Interior e é de 15 dias em Porto Alegre. O modelo atual da carteira de identidade é válido até 28 de fevereiro de 2032.
É necessário ter o CPF regularizado na Receita Federal. Caso haja alguma restrição, o usuário poderá optar entre fazer a identidade no modelo antigo ou regularizar a situação e providenciar o documento em outra oportunidade.
A carteira de identidade nacional (CIN) começou a ser emitida no dia 26 de julho e Porto Alegre foi a primeira cidade do Brasil a adotar o modelo federal. No interior do Rio Grande do Sul, o encaminhamento da primeira via do novo modelo começou no dia 4 de agosto.