A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária de Esteio divulgaram na manhã deste sábado (26) o resultado de uma ação fiscalizatória que ocorreu entre a tarde e a noite de sexta-feira (25) na cidade. Nove casas geriátricas denunciadas por moradores foram fiscalizadas.
Uma delas, que não tinha alvará de funcionamento e mantinha idosos em péssimas condições, foi fechada. O nome do estabelecimento não foi divulgado e sete idosos em condições de maus-tratos tiveram de ser encaminhados para casas de familiares.
O objetivo da ação, segundo a delegada do município, Luciane Bertoletti, também foi verificar a situação de saúde, alimentação e aplicação de medicamentos às pessoas que estavam nos locais denunciados. Em relação às outras casas, não foram encontradas irregularidades.
Sobre o estabelecimento fechado, o proprietário foi notificado do fechamento e, a partir da próxima segunda-feira, a Vigilância Sanitária irá estabelecer e aplicar uma multa. Sobre os idosos, a delegada diz que eles ficavam em camas inadequadas, sem uma rotina exata de aplicação de remédios, além do imóvel ter vários problemas estruturais e de higiene.
Dois dos sete idosos retirados da casa geriátrica clandestina, os que tinham melhores condições de saúde, prestaram depoimento na delegacia sobre os maus-tratos. O dono do local também foi notificado para prestar depoimento e um inquérito policial foi instaurado.
Denúncias sobre estes casos podem ser feitas pelo site da Polícia Civil e pelos seguintes telefones: 181 ou pelo (51) 3425 9056 e ainda pelo WhatsApp (51) 98459 0259.