Foram entregues na noite desta segunda-feira (13) os prêmios do Salão ARP 2021, distinção realizada pela Associação Riograndense de Publicidade (ARP) que reconhece profissionais e empresas da indústria criativa gaúcha. A cerimônia foi realizada no Cais Embarcadero, em Porto Alegre, marcando também a volta do público ao evento após edição sem plateia no ano passado devido à pandemia.
Os vencedores foram agraciados em 18 categorias. Uma das mais prestigiadas da noite, a de Empresário ou Dirigente de Comunicação do Ano, ficou com Lara Piccoli, sócia-diretora da HOC - House of Criativity.
— Todos os dias eu acordo por eles. A gente gosta de colocar trabalho de qualidade na rua, porque isso é o que vale — agradeceu Lara em discurso emocionado, dedicando o troféu à equipe.
A HOC também levou o prêmio de Agência de Comunicação do Ano. O sócio-diretor Fábio Bernardi destacou que este é o sexto ano que a agência é finalista na premiação, vencedora em três deles.
— É a realização de um trabalho de muitas mãos, com a confiança de muitos parceiros — discursou Bernardi.
Realizado pelo DC Set Group e Tornak Holding, o Cais Embarcadero, espaço anfitrião da noite, venceu como Projeto do Ano, novidade na premiação. A categoria foi criada para destacar trabalhos desenvolvidos entre 2020 e 2021 relevantes em termos de inovação, criatividade, estratégia e resultados. Já o Grupo Imobi ficou com o título de Veículo do Ano.
Outros nomes da indústria criativa foram reconhecidos. Em Young do Ano, categoria que reconhece profissionais até 30 anos considerados promissores, o vencedor foi Guilherme Valim. Já o Estudante do Ano agraciou Carolina Kunzler e Jordana Rondon, alunas da ESPM escolhidas pela melhor proposta de campanha para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sobre doação de órgãos.
Em Influencer do Ano, a estrela ficou com Patrícia Parenza. Ela falou da importância das empresas e agências manterem profissionais mais velhos em suas equipes também como forma de diversidade.
A pluralidade, aliás, deu o tom nos pronunciamentos da noite. Despedindo-se do posto de presidente da ARP, Liana Bazanela aproveitou seu último discurso para enfatizar as iniciativas da gestão para tornar o conselho da entidade mais variado. E desejou à nova gestão que continue promovendo a diversidade.
— Enquanto a desigualdade for uma realidade, precisamos seguir dando atenção a esses temas. Neste ano, por exemplo, demos voz às mulheres do mercado em uma campanha com a participação de centenas de profissionais. Somos 13% de mulheres na liderança da indústria criativa, e quando olhamos para as mulheres negras, são apenas 0,4%, sendo que este é o maior grupo demográfico do país. Talentos estão em todo o lugar e não tem gênero, raça ou qualquer classificação. Eles não estão apenas em pessoas que estudaram nas melhores universidades, escolas ou que fizeram os melhores intercâmbios. Vamos continuar quebrando paradigmas — disse Liana.
O novo presidente da ARP, Fernando Silveira, convidou o conselho empossado para subir ao palco e enfatizou o compromisso que a nova diretoria terá com o desenvolvimento do setor.
— Entendemos que o caminho desta gestão será visando desenvolver profissionais, empresas e todo o ecossistema do negócio. Nosso trabalho será por uma ARP em plataforma para desenvolver, unir, acolher e transformar — afirmou Silveira.
A diretora-executiva de mercado do Grupo RBS, Patrícia Fraga, destacou a importância da premiação:
— Esperamos que a ARP e todas as entidades que trabalham para potencializar o mercado tenham vida longa. Para o Grupo RBS, é muito importante fortalecer o mercado gaúcho, as agências e as marcas daqui. Somos uma empresa que atende a clientes de todos os Estados, mas somos uma empresa daqui. O nosso propósito é melhorar a vida dos gaúchos e isso passa também por ter plataformas que conectem as marcas aos seus consumidores.
Os vencedores:
- Empresário ou Dirigente de Comunicação do Ano: Lara Piccoli (HOC - House of Criativity)
- Agência de Comunicação do Ano: HOC - House of Criativity
- Marca do Ano: Lojas Lebes
- Veículo do Ano: Grupo Imobi
- Influencer e/ou Creator do Ano: Patricia Parenza
- Profissional de Criação do Ano (foram dois, deu empate): Gregorio Leal (HOC - House of Criativity) e Laura Azevedo (Moove)
- Profissional de Atendimento e Negócios ou Gerente de Projetos do Ano: Bárbara Pufal (Moove)
- Profissional de Mídia do Ano: Mariana Veloso (HOC - House of Criativity)
- Profissional de Planejamento do Ano: Eugênio Lumertz (Moove)
- Profissional de Produção e/ou Finalização de Agência do Ano: Carla Bild (Moove)
- Profissional de Atendimento de Veículo do Ano: Mara Bussolin (SBT-RS)
- Profissional de Marketing de Cliente do Ano: Fabiana Londero (Lojas Lebes)
- Produção Publicitária Eletrônica e/ou Digital: Mythago Produções
- Produção Publicitária de Imagem Gráfica: Estúdio Mutante
- Serviços Especializados: Inventa Evento
- Young do Ano: Guilherme Valim (Sinergy)
- Professor do Ano: Alessandro Souza (ESPM)
- Projeto do Ano: Cais Embarcadero (DC Set Produções e Tornak Holding)