Após 12 horas do início de incêndio que destruiu o prédio da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) na noite desta quarta-feira (14), o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) ainda avalia quais foram os serviços e atividades afetadas. Conforme o Detran-RS, não houve interrupção direta na realização das atividades como as provas teóricas para retirada da primeira habilitação e a emissão de documentos.
A manutenção dos serviços é possível, pois, desde o início da pandemia, os testes vêm sendo realizados diretamente no Centro de Formação de Condutores (CFCs), assim como o processo de entrega da documentação.
No entanto, o Detran ainda não tem uma dimensão do quanto o incêndio pode prejudicar o trabalho dos serviços que envolvem o departamento, principalmente para as questões que envolvem suporte e atuação da parte administrativa do órgão.
No início de mês, o Detran havia retomado os prazos para serviços de trânsito que estavam suspensos desde março, em função do agravamento da pandemia de coronavírus. Assim, foram estabelecidas novas datas limite para atividades como renovação da habilitação, transferência de propriedade, registro e licenciamento de veículo novo, defesa prévia, apresentação de condutor infrator, interposição de recurso e apresentação de defesa e recurso em processos de suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
GZH entrou em contato com alguns CFCs de Porto Alegre e ouviu relatos de lentidão no sistema e dificuldades para emitir recibos de entrega da habilitação, mas a necessidade de interrupção do serviço.